Ativista Elizabeth MacGregor ministra curso de capacitação em Santa Catarina

Foto Beth 3

Elizabeth MacGregor marcará presença em Blumenau

Para marcar o Dia Estadual da Proteção aos Animais em Santa Catarina, que é comemorado oficialmente no dia 28 de abril, diversas entidades de proteção animal de Blumenau (SC) se uniram para organizar um curso de capacitação com a ativista e educadora Elizabeth MacGregor, que é diretora do departamento de Educação Ambiental do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) desde 2012. Um dos nomes mais atuantes na proteção animal no Brasil, Elizabeth estará ministrando o curso de Educação Ambiental Humanitária em Bem-estar Animal na sexta-feira (28), das 9h às 18h, no auditório da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Blumenau (ETSUS), que fica localizado no bairro Itoupava Norte.

O encontro – com entrada franca e vagas limitadas – é direcionado aos docentes, gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Pública Municipal e Estadual, além de ambientalistas, ativistas, protetores, alunos e professores de cursos universitários. “Todos estão convidados e haverá a entrega de material didático aos participantes do curso”, detalha Madalena Duarte, presidente da Focinho Feliz, uma das ONGs afiliadas ao FNPDA e também uma das organizadoras do evento. O material didático, elaborado pelo FNPDA e impresso com apoio da empresa sueca de embalagens Tetra Pak, foi reconhecido pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC) e é distribuído gratuitamente ao público inscrito.

O objetivo é capacitar os participantes a se tornarem multiplicadores dos conceitos abordados por Elizabeth MacGregor, com base na proposta pedagógica de respeito a todas as formas de vida, conforme preconizado pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). “Por meio do programa Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal (EAHBEA), o Fórum Animal percorre diversos municípios brasileiros, fazendo o que consideramos de importância extrema: o enraizamento do respeito à vida animal em gerações presentes e futuras por meio da educação”, explica Elizabeth.

 Conceitos

Atuando há quase duas décadas como ativista pelos direitos dos animais, a educadora já capacitou mais de oito mil docentes, gestores e coordenadores pedagógicos. “Trabalhei durante 15 anos em uma ONG de proteção animal britânica e todos os dias ainda sou confrontada com inúmeros casos de sofrimento e maus-tratos. Por isso, não vamos parar até que todos os educadores do Brasil tenham recebido capacitação para construir uma nova sociedade, na qual o respeito à vida animal seja um valor nacional, compartilhado por todos”.

O conteúdo inclui conceitos como senciência, bem-estar animal e análises das implicações éticas e ambientais do uso de animais domésticos e silvestres. O curso de capacitação está sendo oferecido em Blumenau por meio da iniciativa das ONGs Focinho Feliz, Aprablu, Hachi e Operação Gato de Rua, além Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), com apoio da Agrosul Catarinense e Boa Vida Pet. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ousar@terra.com.br ou pelos telefones (47) 3327-1775/99979-2733 com Madalena Duarte.

Projeto de lei

A ativista e educadora aproveita a oportunidade para abordar outro assunto relevante. “Também estamos trabalhando para que o Projeto de Lei 689/11 – apresentado pelo deputado federal Ricardo Tripoli e já aprovado pelas Comissões de Meio Ambiente e de Constituição e Justiça – seja sancionado”. Este projeto contém emendas aos princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), que foram elaboradas pelo Fórum Animal. Se aprovado, o PNEA passará a abordar, de forma explícita, a interdependência entre seres humanos, outras espécies animais e os seus impactos no meio ambiente. “Se isso se concretizar, a questão ambiental será discutida de forma muito mais ampla e eficaz e trará uma real mudança de paradigma, passando de uma visão limitada e antropocêntrica para uma perspectiva biocêntrica e sistêmica, onde os animais são reconhecidos como seres merecedores de respeito e compaixão”.

1799

 

 

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com