Cachorros podem sentir emoções assim como os humanos

indoor

Cães podem ter sentimentos iguais aos de uma criança

Nos últimos anos, vários estudos científicos provaram que os cachorros podem chegar a sentir emoções de forma similar ao ser humano. Um estudo da Universidade de Emory, em Atlanta (EUA), mostrou que os cães podem ter sentimentos iguais aos de uma criança. O nível de sensibilidade entre as duas espécies é muito semelhante. O neurologista Gregory Bens realizou diversos testes com vários cães, incluindo seu próprio cachorro, que comprovam a sensibilidade nos seres caninos.

O experimento consistiu em colocar os cães voluntários sob um escâner de ressonância magnética. Durante o exame, estes animais recebiam diferentes tipos de estímulos que geravam alguma atividade cerebral. Segundo a pesquisa, a atividade cerebral dos cães aumentava à medida que recebia sinais que estavam relacionados com a alimentação ou com os odores de pessoas conhecidas.

Outro estudo – também relacionado com as emoções nos cachorros e conduzido pelo professor Mike Mendl na Universidade de Bristol (Reino Unido) -, demonstrou que os cães podem apresentar sentimentos de otimismo ou pessimismo. Quando um cão é deixado sozinho em casa, por exemplo, ele fica angustiado e demonstra isso com latidos ou destruindo coisas e fazendo suas necessidades fisiológicas pelos cantos da casa. Neste estudo foi revelado que os cães ficaram ansiosos, quando deixados sozinhos, e que apresentaram um comportamento pessimista.

Método

O professor de Bristol  declarou à imprensa que sua equipe foi capaz de desenvolver um novo método para estudar as decisões pessimistas ou otimistas em cães. Os pesquisadores realizaram o estudo com 24 cães. Um pesquisador interagia com cada cão em uma sala isolada por aproximadamente 20 minutos. No dia seguinte, o cão era levado de volta para a sala e, em seguida, era deixado sozinho por um período de cinco minutos, tempo em que o comportamento do animal estava sendo analisado por vídeo.

Além da ansiedade  causada pela separação, os estudos têm sugerido que os cachorros podem sentir empatia por animais que convivem no dia a dia e experimentar emoções negativas, como acontece com o ser humano, incluindo condições psicológicas crônicas e agudas, como a depressão. Da mesma forma, há alguns anos, os sintomas parecidos com depressão clínica, neuroses e outras condições psicológicas foram aceitas dentro do que se tornou conhecida como a emoção canina, que inclui também sentimentos como o ciúme. Nos cães, segundo os pesquisadores, este tipo de comportamento provavelmente deve-se à estreita relação que os cachorros têm com os seres humanos.

sazahuql

Cães sentem empatia pelos companheiros

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com