Um dia para repensar o consumo e salvar vidas!

segunda sem carne

Neste ano, o Meatless Day (Dia Mundial sem Carne) é comemorado em uma segunda-feira, dia que também marca o dia da campanha internacional Meat Free Monday, que no Brasil foi batizada de Segunda sem Carne. Comemorado anualmente no dia 20 de março, o Dia Mundial sem Carne é um evento internacional – promovido pela Farm Animal Reform Movement (Farm) desde 1985 – e seu objetivo é mostrar para a sociedade que é possível viver de forma saudável e prazerosa, sem fazer uso de alimentos de origem animal.

Já a campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar semanalmente as pessoas sobre os impactos que o uso de carne na alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais. A proposta é tirar a carne do prato, pelo menos uma vez por semana, a fim de descobrir novos sabores e salvar o Planeta. Para muitos, principalmente os carnistas, este dia pode ser considerado um verdadeiro desafio. Para outros, é encarado como uma oportunidade de mudança nos hábitos alimentares de forma gradual.

Famoso em vários outros países – como nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde o fundador da campanha é o ex-Beatle Paul McCartney – o movimento é apoiado por inúmeros líderes internacionais e foi lançado aqui no Brasil em outubro de 2009, por meio de uma parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura da capital paulista. Aos poucos, foi ganhando força em outras cidades brasileiras.

logo2 NOL

 Iniciativa

 “Parar de comer carne, pelo menos um dia por semana, é uma mudança significativa que todos podem adotar”, declarou McCartney, embaixador da causa. E, com certeza, esta é uma iniciativa que rende bons frutos, já que no site www.segundasemcarne.com.br é possível conferir os depoimentos de brasileiros que se tornaram vegetarianos por meio da Segunda sem Carne.

“Sempre que eu comia carne, me sentia muito mal, pensando em cada vida que estava morrendo só para matar minha fome. Mesmo pensando dessa forma, nunca tive coragem de realmente encarar a realidade e me tornar vegetariana. Foi quando conheci as redes sociais da Yasmin Brunet e ela se tornou minha inspiração. Hoje sou muito feliz realizando esta conquista”, declarou Nicole Forner ao site da campanha.

Além da top model Yasmin Brunet, diversas celebridades nacionais apoiam o movimento, que hoje conta com nomes como Cléo Pires, Sabrina Sato, João Vicente de Castro, Oswaldo Montenegro, Marisa Monte, Gilberto Gil e a filha Bela Gil, além de organizações, empresas e instituições de todos os Estados brasileiros. O site dispõe dos materiais gráficos para download para que os apoiadores e simpatizantes da causa possam compartilhar esta iniciativa.

Algumas vantagens:

♥ Diminui o colesterol, reduzindo o risco de desenvolver doenças cardíacas.

♥ Ajuda na prevenção da diabetes, obesidade e outras doenças crônicas.

♥ Evita que os animais sejam capturados, confinados, torturados e abatidos de forma dolorosa.

♥ Diminui a poluição gerada pela utilização de pesticidas e adubos, além da liberação de gases produzidos pela fermentação do adubo orgânico e também pelo excremento dos animais.

♥ Evita o desmatamento, causado pela pecuária.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com